A Craviola

10 de junho de 2020 0

A Craviola é mais um instrumento genuíno brasileiro criado e patenteado pela marca de instrumentos nacionais Giannini. Craviola Foi desenvolvida no final dos anos 60 por Giorgio Giannini e pelo grande músico violonista Paulinho Nogueira. Paulinho Nogueira Conta-se que o shape foi desenvolvido enquanto faziam desenhos de formatos de violões diferenciados para a época em…

Por João Paulo Araújo

O Ukulele

7 de novembro de 2019 0

Nesses últimos anos o Ukulele tem sido um instrumento de grande destaque na música internacional, aguçando a curiosidade e o interesse em saber mais sobre ele e aprender a tocá-lo. Na In Concert Academia de Música foi grande o número de alunos interessados em aulas de Ukulele, o que fez com que muito rapidamente estivéssemos…

Por João Paulo Araújo

Violão, uma Viola grande

7 de novembro de 2019 0

Você sabia que o nome Violão surgiu como o aumentativo de Viola? Isso mesmo! Ao longo dos meus anos como professor de música muitos alunos me perguntam o porquê do nome Violão. Neste artigo vamos ver a origem desse nome e um pouco do que há em comum entre a Viola, a Guitarra e o Violão. Uma das hipóteses para a origem…

Por João Paulo Araújo

Educação e Tecnologia nos Dias de Hoje

7 de novembro de 2019 0

É mais do que sabido que a educação e formação das crianças, desde o nascimento, é de total responsabilidade dos pais e/ou responsáveis e professores. Vivemos num mundo repleto de aparatos tecnológicos como tablets, celulares, computadores e jogos virtuais com definições riquíssimas e características extremamente estimulantes. Será que toda essa tecnologia é 100% benéfica? O…

Por João Paulo Araújo

Hino a São João Batista

7 de novembro de 2019 0

Consta que foi Guido D’Arezzo, célebre músico do século XI, quem deu nomes às diferentes alturas musicais, usando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino a São João Batista. Ut – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Sa   Utqueaut laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti…

Por João Paulo Araújo

A Viola Caipira

7 de novembro de 2019 0

A Viola Caipira é derivada originalmente das Violas Portuguesas, que chegaram ao Brasil através dos Jesuítas portugueses que as utilizavam na catequese dos indígenas. Logo, passou a ser construída pelos caboclos (filhos de brancos com índios), utilizando madeiras locais dando origem assim, à viola que conhecemos hoje. Também conhecida como: Viola Cabocla, Viola Brasileira e…

Por João Paulo Araújo

Porque Aprender Música?

7 de novembro de 2019 0

É tão interessante, mas desde a antiguidade grega os benefícios do aprendizado da música já eram conhecidos. A estrutura melódica que era usada, na época, na educação das crianças é a mesma que fascina todas as idades equase todas as civilizações no decorrer da história. Nos países desenvolvidos, desde os tempos remotos até os dias…

Por João Paulo Araújo

Trítono

7 de novembro de 2019 0

Chamamos de Trítono o intervalo de três tons que existe entre a 3ª e a 7ª de um determinado acorde. Essa distância de três tons, causa aos nossos ouvidos uma sensação desagradável, o que chamamos de Dissonância. O acorde em questão é o acorde V7, que nos confere um caráter de tensão, que exige resolução.…

Por João Paulo Araújo

Pensando sua Música

7 de novembro de 2019 0

 Interpretação   No processo de aprendizado musical, podemos encontrar livros, métodos ou vídeos que nos ajudam com os mais diversos aspectos da música. Temos disponíveis tratados sobre harmonia, ritmo e métodos que tratam da técnica específica dos mais variados instrumentos. A maior parte do estudo de uma música se trata em aprender qual notas e…

Por João Paulo Araújo

Bateria, Bateristas e Brasilidades (nº4)

7 de novembro de 2019 0

Olá pessoal… Chegamos à 4ª edição de matérias sobre bateria e música brasileira onde busco trazer uma breve análise de alguns importantes discos da nossa música, destacando nossos incríveis bateristas, e é claro, gerando um material legal para você estudar através de transcrições, discografia e etc. Aproveito o álbum escolhido este mês para homenagear um…

Por João Paulo Araújo